domingo, 19 de agosto de 2012

Sobre o Leitura e Prosa


“Para elogiar Ibn Sharaf de Berja, repetiram que só ele conseguiu imaginar que as estrelas no alvorecer caem lentamente (...) isso, se fosse verdade, evidenciaria que a imagem é insignificante”.                                                     
Jorge Luis Borges 

                  Borges em um de seus contos, “A busca de Averróis”, assim expõe: “a imagem que um único homem pode conceber é a que não toca ninguém”. Aceito o alvitre, dois comentários podem ser feitos em relação ao que figura como literatura, desmentindo já dois grandes equívocos. 
              O primeiro, do gênio, iluminado, artista e escritor, que deixa de ser o particular indivíduo da Terra a ter pensado algo que ninguém pensou. A sua genialidade estaria, justamente, no fato de partir de sua condição temporal e espacial para criar ou descobrir algo capaz de durar, exceder seu próprio tempo; algo capaz de gerar um apreço estético, sendo, necessário e justamente acessível ao outro, ainda que em um momento futuro. Ser capaz de gerar uma imagem que desperte no outro algo que o diga respeito, que nele se comunique, garante a “durabilidade” da obra, tecendo-se vínculos entre diversas épocas. 
                Desfaz também a noção de literatura como transe-tédio-individual, resquício da crise da poesia épica e, mais tragicamente, fruto da hegemonia do romance, criação de uma burguesia mareada. Walter Benjamin, nesse sentido, questiona o fim da capacidade oral de contar histórias, em virtude da ascensão de um indivíduo perdido em sua solidão, escasso de experiências.             
                Já a possibilidade levantada por Borges liberta a literatura da solidão, já que repousa na ideia de uma imagem que pode ser coletivizada. O que mais seria o conceber de uma imagem com significado senão o movimento que possibilita o compartilhar dessa imagem?     
                A possibilidade de compartilhar uma imagem perpassa, de certa forma, uma oportunidade para exercer nossa capacidade atrofiada de narrar. Narrar nossa experiência enquanto participantes dessa imagem que toca: de como nos toca; entendimentos, interpretações, impressões e por aí vai. 
                Poder ler ou ouvir seu próprio poema é o parto do superego. Trocar uma leitura solitária e confortável por uma leitura com gente estranha é, no mínimo, curioso. Dedicar um começo de noite a dissecar constelações de uma interpretação alheia é, curiosamente, interessante.      
                Leitura e Prosa, aqui, pode ser sinônimo de Literatura, pode ter qualquer outro nome que expresse o nosso olhar atalântico:          
o compartilhar do tempo dentro do nosso tempo. E o tempo, aqui, pressupõe um ato coletivo de concepção da imagem, aquela imagem significativa que pode ser vislumbrada por todos, ainda que de maneiras diferentes. E são esses modos salpicados com individualidades que procuramos desbuchar quando nos reunimos. Sem esquecer, é claro, das limitações, mas também exclusividades do nosso tempo: o tempo momento-presente que congrega nossas pervagantes e previsíveis existências. Ainda dentro desse tempo, no incansável movimento de contato com outros tempos, que é o dos autores e o das obras, arrisca-se um novo navegar.  
É pretender toda a literatura que couber no espaço-tempo de um encontro de algumas horas. Repetindo eventualmente tudo que já foi dito e espreitando por um lampejo que possa engendrar o deleite de uma boa prosa, mesmo quando essa já é finda.           


Estela Basso     
Coletivo Atalante, 2012           



Serviço
Leitura e Prosa
25/08 - A partir das 19h
Porão da Academia da Cachaça
(Rua Ubaldino do Amaral, 710 - esquina com a Marechal Deodoro)


Nenhum comentário:

Postar um comentário